CBF - Portal de Governança

Legado Copa 2014

Um repasse efetivado no valor de U$ 25 milhões já está disponível para dar andamento aos projetos

 

Sobre Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014™

O Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA™ tem como objetivo fomentar a prática futebolística nos países que sediam a principal competição da modalidade no mundo. No Brasil, que recebeu o Mundial em 2014, esta verba é utilizada em três diferentes áreas de atuação: Alto Rendimento, Desenvolvimento e Social.

 

 

Alto Rendimento

São nove as competições organizadas pela CBF que contam com recursos do Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014™: Brasileirão Feminino A1, A2 e Sub-18, além do Campeonato Brasileiro Masculino Sub-20 e Sub-17, as Copas do Brasil Sub-20 e Sub-17 e também as Supercopas Sub-20 e Sub-17. A realização destes torneios é fundamental para o calendário de equipes femininas e das categorias de base masculinas. Os jogos contam com 100% de transmissão ao vivo em TV, plataformas de streaming ou redes sociais.

Ainda no alto rendimento, o Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014™ financia o Simpósio Médico de Educação Continuada, voltado para profissionais que atuam no Departamento Médico dos clubes brasileiros. 

Social

Em parceria com a CBF Social, o Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014™ é responsável por financiar parte do projeto Gol do Brasil. A ação, que iniciou em 2019, chegará aos 26 estados do país e também ao Distrito Federal. Meninos e meninas entre 6 e 17 anos têm aulas de futebol, cidadania, respeito às diferenças e responsabilidade social, tudo baseado nas 10 habilidades de vida preconizadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O objetivo é usar o futebol para contribuir na formação integral de cidadãos.

Desenvolvimento

Em 2014, 11 dos 26 estados e mais o Distrito Federal receberam jogos da Copa do Mundo da FIFA. Com o Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014™, os outros 15 que não foram sede do Mundial receberão Centros de Desenvolvimento do Futebol. São estruturas físicas que contam com campos de grama natural, vestiários e prédio administrativo totalmente equipado. Como o próprio nome já diz, é um espaço para jovens desenvolverem suas habilidades e evoluírem com acompanhamento de profissionais.

Todo este trabalho é acompanhado de perto pela FIFA, que realiza reuniões periódicas com a equipe da CBF para balanço das atividades e planejamento das ações futuras, além de auditar as contas do projeto através do FIFA Central Audit. Pela CBF, a EY presta um serviço de Monitoramento do Fundo de Legado.  

Últimas notícias

ver todas